top of page
  • Foto do escritorcontato2487

Contando Histórias


Nos anos 90 não haviam as tecnologias dos dias atuais, então para alugar imóveis usava-se o telefone, isso mesmo, o cliente ligava e o corretor de imóveis descrevia como eram os imóveis que tinha disponível para que o cliente pudesse escolher, tarefa especialmente complicada, pois sempre precisavamos nao enaltecer a casa para que o locador não chegasse com grandes expectativas.

As reservas eram poucas e somente os brasileiros faziam depositos das reservas, praticamente 70% das locações eram de hóspedes que chegavam na porta da imobiliária, isso fazia com que o horario de trabalho fosse vasto, normalmente das 8 horas da manhã até a madrugada, conforme o movimento do dia.

Receber reservas também era uma função a parte, pois como não haviam celulares, não era possível saber qual horário o cliente chegaria.

Era nas madrugadas que se fazia os melhores aluguéis com a chegadas de várias famílias argentinas juntas, então estender o atendimento até de madrugada era um fato normal.

Os contratos e recibos eram feitos em máquina de escrever e tinha somente 3 imobiliárias no centro de Bombinhas.

Em 1993 chegou a era do fax que facilitou um pouco as reservas, pois se conseguia enviar as fotos (em preto branco, claro) para o fax do cliente. Nós adquiremos um através do amigo Zezão (in memorian) que trazia diretamente do Paraguai. Assim o cliente conseguia escolher seu imóvel já conhecendo pelo menos uma foto, mesmo que preto e branco. Nessa época as reservas ainda eram feitas sem pagamento algum para os estrangeiros, era uma relação de confiança apenas e normalmente eles honravam o compromisso.

Com a Emancipação de Bombinhas, nossa imobiliária conseguiu adquirir um computador em 1992, que tinha como função básica de cadastro e digitar e imprimir contratos. A internet chegou no Brasil em 1988, mas em Bombinhas chegou por volta de 1996, melhorando muito a comunicação entre cliente e empresa, a internet ainda era discada emuito cara, geralmente o acesso era feito nos finais de semana que era mais barata, porém funcionava muito mal, mas pelo menos o cliente já conseguia visualizar as fotos dos imóveis e isso já foi um grande avanço.

Logo em seguida surgiu os sites, o nosso primeiro site foi www.praiadebombinhas.hpg.com.br (layout dele foi feito pelo mesmo criador do site da danceteria Baturité de Balneario Camboriu) e em 2002 ja passou para www.bombinhasbrasil.com.br com o site tudo melhorou, pois os clientes poderiam ter acesso e conhecer o imóvel reservado. Mais ou menos nessa época um hóspede muito querido chamado Abel Cuchiete nos informou sobre a possibilidade de envio de dinheiro pelos estrangeiros através do Western Union, a ordem era recebida pessoalmente no Banco do Brasil, isso foi um grande avanço para as reservas, foi um grande marco na corretagem de imóvel da região.

A falta de água também imperava nessa época, nossa imobiliária dava preferência aos imóveis que já tinham ponteiras, mas durante muitos anos passamos os perrengues de falta de água nos imóveis e também falta de luz quando Bombinhas lotava, principalmente no ano novo.

Relembrando as dificuldades da corretagem de imóvel no passado, só temos a agradecer as tecnologias de hoje, um grande avanço para facilitar a profissão

Tudo era manual, catalogar imóveis, acessar disponibilidade com os proprietários que eram feitas a pé de casa em casa ou por telefone (quando o proprietario tinha um). Normalmente saiamos durante a noite percorrendo as ruas e observando os imóveis que estavam fechados com luzes apagadas.

Tempos árduos de muito trabalho e muita dedicação.

É muito bom ver as fases da corretagem de imóvel passando em cada ciclo.

BOMBINHAS BRASIL

Invista Suas Férias Aqui!

3 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page